Toy Story 4 e o enganoso coração do homem

Esse talvez entre no trending topics dos posts piração aqui do blog 😂 A verdade é que capturei uma mensagem no desfecho do filme, e vou compartilhar com a minha cosmo visão, para aquilo que fazemos por aqui: convergir tudo em Cristo ❤

Estávamos assistindo eu, minha mãe, sobrinha e meu filho de 7 anos, quando terminou o filme, meu filho começou a chorar, sem entender nada eu e minha mãe tentamos consolar ele (ao mesmo tempo em que segurávamos a gargalhada, porque o choro de alguma forma estava soando muito aleatório rsss). Mas isso me fez refletir sobre o filme, e aí vão meus pensamentos:

O Woody com sua liderança carismática, é o que podemos chamar no meio cristão de evangelista, suas fortes convicções e integridade, dão a ele influência e capacidade de compartilhar com o grupo uma visão, um propósito. Ele busca um garfinho do lixo e dá a essa criatura um senso de propósito, ensina que ele não é algo insignificante, ele tem uma dona e uma missão. O garfinho entende e passa a viver naquela direção. 

Outra cena do filme emblemática e que demonstra a habilidade evangelística do Woody é quando o Buzz meu personagem favorito, confesso rs é desafiado a liderar o grupo, mas não faz ideia de como poderá fazê-lo e então o Woody o ensina: ouça sua voz interior. A partir daí o Buzz começa a dar atenção para a voz que está na sua programação (aqui, vamos fazer um paralelo com a voz do Espírito Santo), e de alguma forma ele consegue ser guiado e conduzir o grupo. 

O Woody está indo bem na sua missão de levar o Garfinho de volta para a Bonnie, durante a caminhada com o novo amigo inclusive, ele faz até um discipulado 😜 até que tudo muda, as luzes do abajur na vitrine da loja lembram a sua paixão, a Betty, é nesse momento que a história muda completamente, a partir daí o Woody pára de viver pelo seu propósito e agora ele está seguindo o seu coração.

Pausa para uma explicação: todo mundo gosta de falar ‘siga o seu coração’, e à luz da Bíblia esse conselho é a maior furada, veja o que está escrito:

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer? Jeremias 17:9 

Agora a estória muda de rumo, ao entrar na loja começa uma confusão, a Gabby Gabby, a boneca quebrada que tem como único objetivo ser consertada e viver seu propósito (certa ela rs), descobre que o Woody tem o que ela precisa, a caixa de som dele funciona perfeitamente (a voz interior). Começa uma busca para pegar dele aquilo que pode ser a sua salvação. Nessa bagunça toda, ele foge da loja, deixando sua missão (levar o Garfinho para Bonnie), é aí que ele encontra sua paixão, a Betty, pastora, muito convincente inclusive hahaha. Ela é um brinquedo quebrado, com um estilo de vida completamente oposto ao dele. 

Tudo agora vai ser confusão, eles voltam para loja com um objetivo nobre de resgatar o Garfinho, encontram o Buzz no caminho, entram todos na loja, não conseguem concluir o resgate, se machucam, ficam desnorteados e vão parar na sarjeta. Alguma semelhança com pessoas que, embora trabalhando na obra, perderam o discernimento e estão feridas?

O Buzz então dá uma aula de domínio próprio 😂 dessa vez ele não segue o Woody, agora ele consegue ouvir a voz interior, e essa voz (no nosso paralelo o Espírito Santo) fala com ele, com muita clareza, ênfase e força! Ele entende: ali não é seu o lugar, ele deve voltar para casa ahh já perdi as contas de quantas vezes eu estava lá prestes a fazer algo e essa voz gritou comigo e me levou por outro caminho rs

Então tem aquela cena sombria da operação para retirar a caixa de som do Woody, aqui talvez a analogia pode ser de uma atitude altruísta, mas lembre da máxima: enganoso é o coração do homem; podia ser algo nobre, mas trata-se apenas de alguém deixando para traz seu propósito para viver segundo seus próprios desejos (sim, estou citando a Bíblia de novo). 

E então o desfecho: agora o Woody não tem mais a voz interior, não irá mais voltar para casa e não vive mais segundo o seu propósito, ele é um brinquedo quebrado. Pensando assim é um final muito triste mesmo, certo o Esdras, meu filho, que terminou de assistir Toy Story 4 aos prantos!

Depois dessa reflexão fiquei pensando em todas as pessoas feridas na batalha que estão por aí sem viver sua missão...😩

“Eu fui feito para ajudar uma criança. Não lembro de ser assim tão difícil…” (Woody, Toy Story 4)

2 comentários em “Toy Story 4 e o enganoso coração do homem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *