Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará. Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma? Mateus 16:24-26
Sim, eu também vi a mensagem de Jesus no filme Guardiões da Galáxia 2 ???
Tem várias cenas que discutem formas de governo, dramas familiares, e eu podia viajar nelas agora, mas quero falar do maravilhoso mundo do Ego. O pai biológico do Peter Quill, o protagonista da saga, é uma figura emblemática, que nem oferece esforço para interpretação, já dá logo a dica no nome: Ego. O Ego é uma entidade cósmicas das mais poderosas do universo Marvel.
Bom, mas o que isso tem a ver com a mensagem de Jesus? Caramba, tem muito a ver e vou focar nesse ponto: o ego.
O Ego é poderoso para criar um mundo extraordinário, ele te faz se sentir um deus (com “d” minúsculo, como é falado no próprio filme). O Ego te dá poder para criar o que quiser e ele pega toda essa grandiosa criação e te deixa lá SOLITÁRIO, sim a regra do Ego é: não tem espaço para mais ninguém aqui, é tão maravilhoso que é só pra mim e ponto. Ahhh mas e a Mantis??? Ela vive com o Ego, então ele não está lá sozinho, certo?
A Mantis parasitava ao redor do Ego e quer saber tem um monte de gente fazendo isso nesse exato momento. Pessoas egocêntricas criam outras co-depententes, pessoas que são dominadas pelo ego fazem com que as demais que estão ao se redor vivam com um único propósito: servi-la em regime de escravidão. Eu luto contra a co-dependência, volta e meia tô eu lá, transitando ao redor de um ego qualquer, me sentindo responsável pelas cagadas que ele faz e sentindo aquela dor gigante que o assola, sim, pessoas co-dependentes desenvolvem elevado nível de empatia, afinal não fácil lidar com egos.
Eu sei, ainda não cheguei na mensagem da cruz, mas agora vai:
A mensagem de Cristo é para matarmos o nosso ego, para sermos LIVRES e vivermos na direção do outro, não idolatrando o outro como a Mantis fazia, e nem excluindo o outro, como o Ego faz, mas morrendo para si mesmo, como Jesus o fez:
Que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. Filipenses 2:6,7
A mensagem de Jesus é de vida, e o verdadeiro propósito da nossa vida está nas duas dimensões da Cruz de Cristo, uma vida na direção de Deus e na direção do próximo.
Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: “De todos os mandamentos, qual é o mais importante? “Respondeu Jesus: “O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes”. Marcos 12:28-31
Nota 1: Negue-se a si mesmo = matar o ego.
Nota 2: Se você luta contra co-dependência, vou dar um conselho que me ajuda bastante, em situações críticas, que você percebe que a culpa pela cagada alheia está te dominando, diga para si mesmo: Eu não tenho culpa disso, eu não posso controlar isso, eu não posso curar isso.
? Eu faço assim 🙂
Nota 3: Tem me ajudado bastante participar de um grupo de apoio chamado: Celebrando a Restauração, se você precisa tratar falhas de caráter, é uma ótima ferramenta, deve ter um na sua cidade.