E a crise de fé da humanidade
Parecia um filme sombrio da DC mas era o Eternos da Marvel 😅
O filme é um prato cheio para o nosso blog, afinal tem até citações da Bíblia e isso desde O Princípio 😜
No Princípio… É assim que começa, eles contam como surgiu os Eternos e sua missão. Os Eternos estão na Terra há 7 mil anos, e o que acontece é que eles começam a questionar o propósito de suas vidas. Na história da humanidade, o primeiro registro da civilização é na Mesopotâmia, atual Iraque, por volta de 4.000 anos atrás, no filme mostra vários acontecimentos, numa visão panorâmica de períodos chave da humanidade, uma viagem por centenas de anos, mostrando os reinos que dominaram o mundo e desapareceram, como a Babilônia, muito interessante toda essa linha… O que contextualiza os dias atuais e aí quero te levar para pensar sobre o nosso tempo:
A Ciência encontrou tantas respostas, a medicina e a tecnologia evoluem com rapidez e por contraste, mesmo com todo esse conhecimento disponível, é aqui, o tempo de um doloroso lugar de dúvidas: De onde vim? Para onde vou? Qual o propósito disso?
São tempos de uma crise generalizada de fé!
Quando os Eternos entram em conflito em relação ao propósito de suas vidas, eles se desfazem, a líder decide que cada um deve partir e viver para si mesmo, para satisfazer suas próprias vontades, esse é o ponto de partida da crise que separa o grupo.
Não fomos feitos para viver para nós mesmos, é uma vida triste, vazia e sem significado.
No nosso design original esse termo Design muito presente no filme, fomos feitos para sermos um com Deus. Quando declaramos independência ao plano divino, ficamos por conta própria, como Adão e Eva ao sair do Paraíso, como peças quebradas, em constante guerra sim é uma citação da Thena.
A Ciência traz explicações sobre a existência humana, mas nenhuma delas alcança a resposta para o propósito da vida, para entender a origem da Criação e encontrar o Criador.
Tantas informações e ainda assim insuficientes. A humanidade está desiludida.
A busca pelo misterioso avança no mesmo passo que a ciência e a tecnologia, motivo que explica o fato de tantas pessoas procurarem práticas bizarras para ter algum contato com o divino, com o mundo espiritual, lembrei do filme Homem-Aranha:
“As pessoas precisam acreditar e, hoje em dia, elas acreditam em qualquer coisa”
Homem-Aranha: Longe de Casa
Mas nós prosseguimos para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus (Filipenses 3.14).
E como Paulo escreve, e é citado literalmente durante o filme: Para mim morrer é lucro (Filipenses 1.21).
Quem não tem uma causa pela qual morrer não tem motivo para viver.
Martin Luther King
Curioso citarem Paulo, o apóstolo que pregou em Atenas, aos intelectuais da época, no meio daquela cultura cheia de deuses. A estratégia que ele usou foi anunciar a Cristo citando um altar da cidade, que exibia o escrito: A Um Deus Desconhecido. Muitas analogias aqui! O paralelo do período da primeira vinda de Cristo aos nossos dias inclusive dá outro post…
Toda criação anuncia a mensagem: Somos amados! Lembra da cena: Você é amada!?
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”
João 3:16
A Babilônia na Bíblia é o símbolo da rebelião contra Deus, e no filme Eternos é o ponto de conflito da equipe, e é isso que acontece quando rejeitamos deliberadamente o Design do Criador: Guerra!
A boa notícia é que Cristo veio nos reconciliar com toda criação e com o Criador, Ele veio nos conectar novamente ao plano original:
“Porquanto foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude, e por intermédio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus, estabelecendo a paz pelo seu sangue vertido na cruz.”
Colossenses 1. 19-20
O mundo precisa ouvir essa notícia, precisa conhecer a verdade sobre a criação e o Criador, e como citado no filme:
“E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.”
João 8.32