A Economia da Escassez está por um fio

Um fundamento da economia capitalista é que os bens são limitados e as necessidades humanas ilimitadas.

Com essa bandeira surgiram inúmeros mercados, indústrias inteiras exploraram o conceito e fortaleceram seus impérios com a prerrogativa da escassez, da sempre presente necessidade.

Os profissionais de mercado passaram a se perguntar constantemente: necessidade de quê? Fome de quê? A resposta que foi dada a sociedade é: de tudo! Bingo, é possível criar a necessidade, caso eu precise vender algo totalmente inútil ?

O mercado de beleza e moda explorou a escassez a níveis destrutivos. As grandes marcas passaram a dizer o tempo todo o que estava faltando, as propagandas eram sempre sobre como cada pessoa consumidora não estava adequada ao modelo. Os veículos de comunicação em massa foram pagos, por longos anos, exclusivamente pelas grandes marcas, elas ditaram o imaginário coletivo do “padrão”, afinal, nessa lógica, quem paga a conta faz a regra.

E foi assim que começamos a acreditar em mentiras.

Não por coincidência o padrão, a moda, a tendência, sempre representou a minoria, o que não faz sentido algum racionalmente falando, mas “capitalistamente” falando sim.

Pensa comigo: se todo mundo têm algo, eu não terei para quem vender. Então eu digo que você não tem, e que você precisa consumir determinada coisa para ser aceito no padrão, afinal é assim que o mundo é.

Vamos à prática, no início dos anos 2000, na minha adolescência, as propagandas de shampoo estavam sempre me dizendo que eu PRECISAVA ser algo que eu não era.

Vamos interpretar juntos essa propaganda da década que não conheceu a progressiva, podia estar escrito assim neste anúncio: Seu cabelo ondulado, enrolado, crespo, ou qualquer coisa fora do liso extremo, é um desastre! Você precisa resolver isso agora com Neutrox, ninguém aguenta te ver igual uma louca com essa juba toda desgrenhada, você está um desastre, FALTA um cabelo liso na sua cabeça!

Eu não teria chances no ramo publicitário rsss, aí vai mais um exemplo :

 Nessa imagem, o anúncio diz: Se por um acaso, você tem um cabelo comprido e liso, como essa mulher que não se parece em nada com uma brasileira, ainda não é suficiente, FALTA um brilho impossível e cabelos penteados o dia todo! 

E então eu percebo: quanto mais as pessoas sofrem, mais dinheiro eu ganho! Assistiu ao filme “Loucos por dinheiro” ? Vale à pena, é exatamente isso!

Quando você tem uma população escrava, isso funciona. Mas…

Graças a Deus, começou um movimento diferente, porque de repente as pessoas começaram a ter acesso a novas informações, e começaram a questionar.

A internet disponibilizou conteúdo, pessoas inquietas passaram a construir conhecimento, e a verdade começou a libertar.

conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

João 8:32

Pensamentos como: Eu não preciso disso, eu não acredito nisso, eu posso fazer diferente, eu não sou o que você diz… E outros, fizeram o castelo de cartas começar a ruir.

Eu amo a Palavra de Deus, quando eu leio a Bíblia eu encontro o meu Criador me dizendo: Você é livre! A minha graça te basta! Acabou a fome, a falta, chegou a paz, a satisfação, a plenitude! É chegado o Reino de Deus!

Eu aprendi recentemente que prosperidade não é ter mais do que eu preciso, mas:

PROSPERIDADE É QUANDO NADA FALTA!

E o que eu faço com esse novo modelo mental? Como eu trabalho nesse mundo com essa mensagem libertadora?

Você já ouviu falar sobre nova economia, certo?! Na nova economia eu crio oportunidades, proporciono acesso e novas experiências. 

Perceba não é mais sobre ter (possuir, coisificar tudo e todos), é sobre ser! Não é mais sobre exclusividade e competição, é sobre compartilhar.

Desde que Jesus interrompeu a autodestruição da humanidade, com a salvação pela graça, a lógica do Reino de Deus chegou.

Porquanto o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo; 

Romanos 14:17

Desde então, a humanidade progressivamente compreende um pouco mais do que significa tudo para todos.

Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

Mateus 4:17

E, em breve, como está na Palavra, o governo da escassez será completamente removido. #spoiler

2 comentários em “A Economia da Escassez está por um fio

  1. Muito legal, Yara! Tenho pensado sobre isso nesses dias de quarentena. Curso grátis pra todos os lados, apps que eram pagos sendo liberados gratuitamente, os “canais fechados” abertos… Acho que tudo isso está sendo ressignificado. Não sou otimista qto à uma mudança do sistema por si so. Este vai sempre trabalhar para a explora. Mas também acredito na mudança das pessoas, como vc falou que já está acontecendo. E as pessoas podem mudar o sistema.

    Que Deus te abençoe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *